Publicado em Sem categoria

Entrevista do mestrado

Hoje eu fui fazer a entrevista do mestrado, alguns (pra não dizer a maioria) acham que eu sou louca, porque acabei o ensino médio e fui direto pra engenharia química, e acabei a engenharia e já estou querendo ir direto para o mestrado, mas tempo é dinheiro e já estou há 3 meses de férias e não aguento mais. Um fato curioso é que na hora da entrevista, os professores que estavam presentes comentaram sobre isso, quando a gente acaba um curso e pensa no e agora?  Gente, essa pergunta ficou me atormentando logo que apresentei o TCC e passei nas outras matérias, e agora? O que fazer? Então optei pelo mestrado pois assim eu posso dar aula na faculdade (meu plano B).

As perguntas foram mais ou menos assim:

  • Como estava meu nível de inglês;
  • Se na faculdade teriam os equipamentos necessários para fazer as análises que eu precisaria;
  • Se eu já havia feito iniciação científica, monitoria e projetos de extensão;
  • Se eu já lecionei e trabalhei na área (mestrado profissional);
  • Não chegaram a perguntar como eu custearia, pois eu já havia informado o meu interesse em conseguir uma bolsa de estudos, e para a faculdade é ótimo um aluno que tenha disponibilidade integral a sua tese;

Dai depois os professores me dispensaram e conversaram a respeito sobre a pontuação que me dariam.

Cada faculdade tem um tipo específico de processo de seleção, mas a maioria envolve uma entrevista e algumas chegam a cobrar uma prova de classificação para dai chamar o candidato a entrevista, mas geralmente só em cursos concorridos a prova é necessária.

Qualquer dúvida sobre mestrado deixe um comentário que eu responderei assim que for possível.

Deixe um comentário

